Líderes não são maiores do que a graça de Deus
![]() |
"Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia". |
![]() |
"Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia". |
Alguma vez você já se perguntou o que resulta da distribuição de folhetos? O relato abaixo, do pastor Dave Smethurst, de Londres,
responde essa pergunta:
“É uma história extraordinária a que eu vou contar. Tudo começou há alguns anos em uma Igreja Batista que se reúne no Palácio de Cristal ao Sul de Londres. Estávamos chegando ao final do culto dominical quando um homem se levantou em uma das últimas fileiras de bancos, ergueu sua mão e perguntou: “Pastor, desculpe-me, mas será que eu poderia dar um rápido testemunho?” Olhei para meu relógio e concordei, dizendo: “Você tem três minutos!” O homem logo começou com sua história:
“Mudei-me para cá há pouco tempo. Eu vivia em Sydney, na Austrália. Há alguns meses estive lá visitando alguns parentes e fui passear na rua George. Ela se estende do bairro comercial de Sydney até a área residencial chamada Rock. Um homem baixinho, de aparência um pouco estranha, de cabelos brancos, saiu da entrada de uma loja, entregou-me um folheto e perguntou: ‘Desculpe, mas o senhor é salvo? Se morrer hoje à noite, o senhor irá para o céu?’ – Fiquei perplexo com essas palavras, pois jamais alguém havia me perguntado uma coisa dessas. Agradeci polidamente pelo folheto, mas na viagem de volta para Londres eu me sentia bastante confuso com o episódio. Entrei em contato com um amigo que, graças a Deus, é cristão, e ele me conduziu a Cristo”.
Todos aplaudiram suas palavras e deram-lhe as boas-vindas, pois os batistas gostam de testemunhos desse tipo.
Uma semana depois, voei para Adelaide, no Sul da Austrália. Durante meus três dias de palestras em uma igreja batista local, uma mulher veio se aconselhar comigo. A primeira coisa que fiz foi perguntar sobre sua posição em relação a Jesus Cristo. Ela respondeu:
A rua George, em Sydney. |
“Morei em Sydney por algum tempo, e há alguns meses voltei lá para visitar amigos. Estava na rua George fazendo compras quando um homenzinho de aparência curiosa, de cabelos brancos, saiu da entrada de uma loja e veio em minha direção, ofereceu-me um folheto e disse: ‘Desculpe, mas a senhora já é salva? Se morrer hoje, vai para o céu?’ – Essas palavras me deixaram inquieta. De volta a Adelaide, procurei por um pastor de uma igreja batista que ficava perto de minha casa. Depois de conversarmos, ele me conduziu a Cristo. Assim, posso lhe dizer que agora sou crente”.
Eu estava ficando muito admirado. Duas vezes, no prazo de apenas duas semanas, e em lugares tão distantes, eu ouvira o mesmo testemunho. Viajei para mais uma série de palestras na Mount Pleasant Church em Perth, no Oeste da Austrália. Quando concluí meu trabalho na cidade, um ancião da igreja me convidou para almoçar. Aproveitando a oportunidade, perguntei como ele tinha se tornado cristão. Ele explicou:
“Aos quinze anos vim a esta igreja, mas não tinha um relacionamento real com Jesus. Eu simplesmente participava das atividades, como todo mundo. Devido à minha capacidade para negócios e meu sucesso financeiro, minha influência na igreja foi aumentando. Há três anos fiz uma viagem de negócios a Sydney. Um homem pequeno, de aparência estranha, saiu da entrada de uma loja e me entregou um panfleto religioso – propaganda barata – e me fez a pergunta: ‘Desculpe, mas o senhor é salvo? Se morrer hoje, o senhor vai para o céu?’ – Tentei explicar-lhe que eu era ancião de uma igreja batista, mas ele nem quis me ouvir. Durante todo o caminho de volta para casa, de Sydney a Perth, eu fervia de raiva. Esperando contar com a simpatia do meu pastor, contei-lhe a estranha história. Mas ele não concordou comigo de forma alguma. Há anos ele vinha me incomodando e dizendo que eu não tinha um relacionamento pessoal com Jesus, e tinha razão. Foi assim que, há três anos, meu pastor me conduziu a Cristo”.
Voei de volta para Londres e logo depois falei na Assembléia Keswick no Lake-District. Lá relatei esses três testemunhos singulares. No final da série de conferências, quatro pastores idosos vieram à frente e contaram que eles também foram salvos, há 25-30 anos atrás, pela mesma pergunta e por um folheto entregue na rua George em Sydney, na Austrália.
Na semana seguinte viajei para uma igreja semelhante à de Keswick e falei a missionários no Caribe. Também lá contei os mesmos testemunhos. No final da minha palestra, três missionários vieram à frente e explicaram que há 15-25 anos atrás eles igualmente haviam sido salvos pela pergunta e pelo folheto do homenzinho da rua George na distante Austrália.
Minha próxima série de palestras me conduziu a Atlanta, na Geórgia (EUA). Fui até lá para falar num encontro de capelães da Marinha. Por três dias fiz palestras a mais de mil capelães de navios. No final, o capelão-mor me convidou para uma refeição. Aproveitando a oportunidade, perguntei como ele havia se tornado cristão.
“Foi um milagre. Eu era marinheiro em um navio de guerra no Pacífico Sul e vivia uma vida desprezível. Fazíamos manobras de treinamento naquela região e renovávamos nossos estoques de suprimentos no porto de Sydney. Ficamos totalmente largados. Em certa ocasião eu estava completamente embriagado e peguei o ônibus errado. Desci na rua George. Ao saltar do ônibus pensei que estava vendo um fantasma quando um homem apareceu na minha frente com um folheto na mão e perguntando: ‘Marinheiro, você está salvo? Se morrer hoje à noite, você vai para o céu?’ – O temor de Deus tomou conta de mim imediatamente. Fiquei sóbrio de repente, corri de volta para o navio e fui procurar o capelão. Ele me levou a Cristo. Com sua orientação, logo comecei a me preparar para o ministério. Hoje tenho a responsabilidade sobre mais de mil capelães da Marinha, que procuram ganhar almas para Cristo”.
“Desculpe, mas você é salvo? Se morrer hoje, vai para o céu?” |
Seis meses depois, viajei a uma conferência reunindo mais de cinco mil missionários no Nordeste da Índia. No final, o diretor da missão me levou para comer uma refeição simples em sua humilde e pequena casa. Também perguntei a ele como tinha deixado de ser hindu para tornar-se cristão.
“Cresci numa posição muito privilegiada. Viajei pelo mundo como representante diplomático da Índia. Sou muito feliz pelo perdão dos meus pecados, lavados pelo sangue de Cristo. Ficaria muito envergonhado se descobrissem tudo o que aprontei naquela época. Por um tempo, o serviço diplomático me conduziu a Sydney. Lá fiz algumas compras e estava levando pacotes com brinquedos e roupas para meus filhos. Eu descia a rua George quando um senhor bem-educado, grisalho e baixinho chegou perto de mim, entregou-me um folheto e me fez uma pergunta muito pessoal: ‘Desculpe-me, mas o senhor é salvo? Se morrer hoje, vai para o céu?’ – Agradeci na hora, mas fiquei remoendo esse assunto dentro de mim. De volta a minha cidade, fui procurar um sacerdote hindu. Ele não conseguiu me ajudar mas me aconselhou a satisfazer minha curiosidade junto a um missionário na Missão que ficava no fim da rua. Foi um bom conselho, pois nesse dia o missionário me conduziu a Cristo. Larguei o hinduísmo imediatamente e comecei a me preparar para o trabalho missionário. Saí do serviço diplomático e hoje, pela graça de Deus, tenho responsabilidade sobre todos esses missionários, que juntos já conduziram mais de 100.000 pessoas a Cristo”.
Oito meses depois, fui pregar em Sydney. Perguntei ao pastor batista que me convidara se ele conhecia um homem pequeno, de cabelos brancos, que costumava distribuir folhetos na rua George. Ele confirmou: “Sim, eu o conheço, seu nome é Mr. Genor, mas não creio que ele ainda faça esse trabalho, pois já está bem velho e fraco”. Dois dias depois fomos procurar por ele em sua pequena moradia. Batemos na porta, e um homenzinho pequeno, frágil e muito idoso nos saudou. Mr. Genor pediu que entrássemos e preparou um chá para nós. Ele estava tão debilitado e suas mãos tremiam tanto que continuamente derramava chá no pires. Contei-lhe todos os testemunhos que ouvira a seu respeito nos últimos três anos. As lágrimas começaram a rolar pela sua face, e então ele nos relatou sua história:
“Eu era marinheiro em um navio de guerra australiano. Vivia uma vida condenável. Durante uma crise entrei em colapso. Um dos meus colegas marinheiros, que eu havia incomodado muito, não me deixou sozinho nessa hora e ajudou a me levantar. Conduziu-me a Cristo, e minha vida mudou radicalmente de um dia para outro. Fiquei tão grato a Deus que prometi dar um testemunho simples de Jesus a pelo menos dez pessoas por dia. Quando Deus restaurou minhas forças, comecei a colocar meu plano em prática. Muitas vezes ficava doente e não conseguia cumprir minha promessa, mas assim que eu melhorava recuperava o tempo perdido. Depois que me aposentei, escolhi para meu propósito um lugar na rua George, onde centenas de pessoas cruzavam meu caminho diariamente. Algumas vezes as pessoas rejeitavam minha oferta, mas também havia as que recebiam meus folhetos com educação. Há quarenta anos faço isso, mas até o dia de hoje não tinha ouvido falar de ninguém que tivesse se voltado para Jesus através do meu trabalho”.
Aqui vemos o que é verdadeira dedicação: demonstrar amor e gratidão a Jesus por quarenta anos sem saber de qualquer resultado positivo. Esse homem simples, pequeno e sem dons especiais deu testemunho de sua fé para mais de 150.000 pessoas. Penso que os frutos do trabalho de Mr. Genor que Deus mostrou ao pastor londrino sejam apenas uma fração da ponta do iceberg.
O céu conhece Mr. Genor, e podemos imaginar vividamente a maravilhosa recepção que ele teve quando entrou por suas portas. |
Só Deus sabe quantas pessoas mais foram ganhas para Cristo através desses folhetos e das palavras desse homem. Mr. Genor, que realizou um enorme trabalho nos campos missionários, faleceu duas semanas depois de nossa visita. Você pode imaginar o galardão que o esperava no céu? Duvido que sua foto tenha aparecido alguma vez em alguma revista cristã. Também duvido que alguém tenha visto uma reportagem ilustrada a seu respeito. Ninguém, a não ser um pequeno grupo de batistas de Sydney, conhecia Mr. Genor, mas eu asseguro que no céu seu nome é muito conhecido. O céu conheceMr. Genor, e podemos imaginar vividamente a maravilhosa recepção que ele teve quando entrou por suas portas. (extraído de Worldmissions – redação final: Werner Gitt)
“Disse-lhe o Senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor” (Mt 25.21).
Existem muitas organizações que trabalham com literatura cristã. Inúmeros irmãos fazem uso de folhetos, livros, fitas e revistas para divulgar o Evangelho, mas geralmente não vêem o resultado de suas atividades missionárias. Isso pode causar desânimo, e certamente muitos distribuidores de folhetos já se perguntaram: “Será que vale a pena?”
Com freqüência ficamos sabendo de pessoas que se converteram através de um folheto ou de um livro, ou que foram fortalecidas na fé por meio da literatura. Mesmo que jamais saibamos dos resultados de nossa semeadura, eles são prometidos pelo Senhor (veja Is 55.11). Além disso, um obreiro na “seara do Senhor” não é avaliado pelo número de pessoas que se convertem pelo seu trabalho mas por sua fidelidade no trabalho cristão. Também devemos ter sempre em mente que nós não convertemos ninguém.Só Deus é que pode tocar os corações, despertar as consciências e, pelo Espírito Santo, conduzir uma pessoa à fé em Jesus Cristo. O exemplo citado mostra que Ele faz isso em nossos dias e que pode agir através de muito ou de pouco. Que este testemunho anime os distribuidores de folhetos a continuarem semeando com perseverança a boa semente, que certamente dará frutos a seu tempo. (Norbert Lieth ).
Publicado anteriormente na revista Chamada da Meia-Noite, abril de 2005.
As cinco filhas de Zelofeade, Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza, instituíram o 1º estatuto da mulher
Zelofeade
Um gileadita que pertencia a tribo de Manassés.
Manasses : Filho mais novo de José.
Gileadita - Habitante de Gileade
Gileade: Uma região montanhosa a leste do rio Jordão com uma altitude média de aproximadamente
Quando as tribos dos hebreus chegaram à região leste do Jordão, Manassés, Gade e Rúben decidiram tomar posse daquele território porque acharam que era adequado para seus rebanhos.
Então Manassés ocupou o Norte de Gileade , Gade, ocupou o Centro e Ruben, ocupou o sul, até o rio Arnon.
HERANÇA
O filho primogênito herdava uma porção dobrada de todas as posses de seu pai, sendo que o restante era dividido igualmente entre os outros filhos .
Se um homem tivesse duas mulheres, e uma fosse amada por ele, e a outra não, e o seu filho primogênito fosse da mulher não amada, este filho teria todo o direito da primogenitura (porção dobrada da herança do pai)
Deuteronômio 21.15-17
15 Quando um homem tiver duas mulheres, uma a quem ama e outra a quem aborrece, e a amada e a aborrecida lhe derem filhos, e o filho primogênito for da aborrecida,
16 será que, no dia em que fizer herdar a seus filhos o que tiver, não poderá dar a primogenitura ao filho da amada, adiante do filho da aborrecida, que é o primogênito.
17 Mas ao filho da aborrecida reconhecerá por primogênito, dando-lhe dobrada porção de tudo quanto tiver, porquanto aquele é o princípio da sua força; o direito da primogenitura seu é.
Números 26.33 - Porém Zelofeade, filho de Héfer, não tinha filhos, senão filhas; e os nomes das filhas de Zelofeade foram: Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza.
Em princípio, uma filha não poderia receber a herança do pai.
Em relação as filhas de Jó , foi um fato excepcional, pois não era costume em Israel.
Jó 42.15 - E em toda a terra não se acharam mulheres tão formosas como as filhas de Jó; e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos.
Após a morte de Zelofeade, foi introduzida uma mudança em Israel, em relação o direito de herança das filhas, assim as filhas foram autorizadas a herdar, se não houvesse nenhum filho na família, mas mesmo nestes casos, as herdeiras teriam que se casar somente dentro da própria tribo de seu pai.
Através das cinco filhas de Zelofeade, Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza, foi estabelecido dois precedentes legais em Israel.
1º - Quando o povo foi contado em Moabe para se determinar a herança que caberia a cada família na Terra Prometida, as jovens, cujo pai já havia morrido no deserto, apelaram a Moisés .
Caso a herança tivesse sido determinada solenemente, conforme o costume em Israel, através da linhagem masculina, a família de Zelofeade teria desaparecido e nunca mais se iria ouvir falar nos nomes desta cinco jovens, determinadas, corajosas, que não abriram mão de seus direitos (que a principio não tinha)
2º - Para manter a herança dentro da tribo, foi determinado que as filhas só deveriam casar-se com membros de sua própria tribo.
ATITUDE DE FÉ, DETERMINAÇÃO E CORAGEM DESTAS CINCO JOVENS.
Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza, se uniram, entraram em concordância, não temeram os homens, não se intimidaram diante das circunstancias, que a levavam a não terem direito a herança do pai, não permitiram que a timidez tivesse domínio sobre elas, não tiveram dúvidas, medo, para irem até Moisés e requisitar os seus “direitos”.
Aprendemos uma lição com estas 5 jovens. Não devemos temer, mesmo diante das circunstâncias negativas que nos rodeiam, em correr atrás dos nossos direitos, não podemos desistir, de buscar aquilo que nos pertence. Diante das dificuldades, não podemos recuar, pois Deus nos garante a vitória . Ele vai a nossa frente e tira tudo que impede recebermos a nossa bênção.
Isaías 45:2 - Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortos; quebrarei as portas de bronze e despedaçarei os ferrolhos de ferro.
Quando deixamos Deus dirigir os nossos passos, e confiamos inteiramente nEle, as muralhas caem por terra. Aleluia!! Glória a Deus!!!
Josué 6.20 - Gritou, pois, o povo, tocando os sacerdotes as buzinas; e sucedeu que, ouvindo o povo o sonido da buzina, gritou o povo com grande grita; e o muro caiu abaixo, e o povo subiu à cidade, cada qual em frente de si, e tomaram a cidade.
As Filhas de Zelofeade, comparecem diante de Moisés, dos príncipes e de toda a congregação.
Que exemplo de coragem! Exemplos como estes, devemos aplicar em nossas vidas.
Números 27.1-4
1 E chegaram as filhas de Zelofeade, filho de Héfer, filho de Gileade, filho de Maquir, filho de Manassés, entre as famílias de Manassés, filho de José (e estes são os nomes de suas filhas: Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza);
2 e puseram-se diante de Moisés, e diante de Eleazar, o sacerdote, e diante dos príncipes e de toda a congregação, à porta da tenda da congregação, dizendo:
3 Nosso pai morreu no deserto e não estava entre a congregação dos que se congregaram contra o SENHOR na congregação de Corá; mas morreu no seu próprio pecado e não teve filhos.
4 Por que se tiraria o nome de nosso pai do meio da sua família, porquanto não teve filhos? Dá-nos possessão entre os irmãos de nosso pai.
Estas filhas tinham certeza, que seu pai não havia compartilhado da rebelião provocada por Corá, Datã e Abirão (Números 16).
MOISÉS, HOMEM SÁBIO, PRUDENTE, PROFETA QUE TINHA INTIMIDADE E COMUNHÃO COM DEUS, NÃO DEU RESPOSTA AQUELAS JOVENS, MAS LEVOU DIANTE DEUS O PROBLEMA. MOISÉS PODERIA MUITO BEM, RESPONDER PARA ELAS: VOCÊS SABEM QUE NÃO TÊM DIREITO. POR QUE ESTÃO REIVINDICANDO ALGO QUE NÃO LHES PERTENCE? MOISÉS NÃO DECIDIU, NÃO BUSCOU NOS PRÍNCIPES E SACERDOTES A RESPOSTA, MAS BUSCOU
QUANTAS INJUSTIÇAS SÃO PRATICADAS PELO HOMEM, POR NÃO BUSCAR A DIREÇÃO DE DEUS.
Isaías 64:6 Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; e todos nós caímos como a folha, e as nossas culpas, como um vento, nos arrebatam.
Números2 7.5 - E Moisés levou a sua causa perante o SENHOR.
DEUS RESPONDE A MOISÉS
Números 27.6-11
6 E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
7 As filhas de Zelofeade falam retamente; certamente lhes darás possessão de herança entre os irmãos de seu pai; e a herança de seu pai farás passar a elas.
Que privilégio para estas 5 irmãs!!
Posso imaginar a alegria e regozijo de Moisés, ao transmitir a resposta para aquelas jovens:
Vocês falam retamente. Entendo que elas esperaram em oração a resposta que Deus daria a Moisés.
Creio que entre aquelas irmãs, não havia contenda, não havia dissensão, todas pensavam a agiam em comum acordo.
Algumas perguntas:
Estamos falando corretamente? Quando agimos em grupo, contribuímos para a união ou desunião?
Estamos indo em busca daquilo que nos pertence?
Ou estamos nos conformando com a perda, com a derrota?
Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza, colocaram a fé em ação.
Hebreus 11.1 - Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem.
Hebreus 11:6 - Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.
Alguns homens da tribo da descendência de Jose vão a Moisés para reclamar sobre a herança.
Observamos aqui algo tremendo. Quando recebemos de Deus uma bênção, uma vitória, logo se levantam os invejosos, aquelas pessoas egoístas, que nunca estão satisfeitas com a vitória do próximo, não foi diferente com estas 5 irmãs. Os homens foram até Moisés para reclamar, alegando que a herança deles ia diminuir, quando deveriam ficar felizes pela vitória das filhas de Zelofeade. ( afinal eram órfãos)
Salmos 68:5 - Pai de órfãos e juiz de viúvas é Deus no seu lugar santo.
Jeremias 5:28 - Engordam-se, alisam-se e ultrapassam até os feitos dos malignos; não julgam a causa dos órfãos, para que eles prosperem; nem julgam o direito dos necessitados.
Por isso é que devemos permanecer em constante oração.
I Tessalonicenses 5:17 Orai sem cessar.
No caso destas 5 irmãos, foi um bem material, e quanto a nossa salvação, somos advertidos:
Apocalipse 3:11 - Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.
O Diabo não brinca de ser Diabo, ele é feroz:
I Pedro 5:8 - Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
Para nosso conforto e segurança , também está escrito:
Tiago 4:7 - Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
Com a exposição destes versículos, não estou afirmando que estes homens representavam o Diabo, claro que não, mas estou apenas fazendo um alerta, para que eu e você sejamos vigilantes com tudo que Deus colocar em nossas mãos, sejamos zelosos e cuidadoso com a nossa coroa, para que ninguém venha nos tomar.
Números 36.1-4
1 E chegaram os cabeças dos pais da geração dos filhos de Gileade, filho de Maquir, filho de Manassés, das famílias dos filhos de José, e falaram diante de Moisés e diante dos maiorais, cabeças dos pais dos filhos de Israel.
2 E disseram: O SENHOR mandou dar esta terra a meu senhor por sorte em herança aos filhos de Israel; e a meu senhor foi ordenado pelo SENHOR que a herança do nosso irmão Zelofeade se desse a suas filhas.
3 E, casando-se elas com algum dos filhos das outras tribos dos filhos de Israel, então, a sua herança seria diminuída da herança de nossos pais e acrescentada à herança da tribo de quem forem; assim, se tiraria da sorte da nossa herança.
4 Vindo também o Ano do Jubileu dos filhos de Israel, a sua herança se acrescentaria à herança da tribo daqueles com quem se casarem; assim, a sua herança será tirada da herança da tribo de nossos pais.
MOISÉS OUVE AQUELES HOMENS E RESPONDE:
Números 36.5-13
5 Então, Moisés deu ordem aos filhos de Israel, segundo o mandado do SENHOR, dizendo: A tribo dos filhos de José fala bem.
6 Esta é a palavra que o SENHOR mandou acerca das filhas de Zelofeade, dizendo: Sejam por mulheres a quem bem parecer aos seus olhos, contanto que se casem na família da tribo de seu pai.
7 Assim, a herança dos filhos de Israel não passará de tribo em tribo; pois os filhos de Israel se chegarão cada um à herança da tribo de seus pais.
8 E qualquer filha que herdar alguma herança das tribos dos filhos de Israel se casará com alguém da geração da tribo de seu pai; para que os filhos de Israel possuam cada um a herança de seus pais.
9 Assim, a herança não passará de uma tribo a outra; pois as tribos dos filhos de Israel se chegarão cada uma à sua herança.
10 Como o SENHOR ordenara a Moisés, assim fizeram as filhas de Zelofeade.
11 Pois Macla, e Tirza, e Hogla, e Milca, e Noa, filhas de Zelofeade, se casaram com os filhos de seus tios.
12 Das famílias dos de Manassés, filho de José, elas foram mulheres; assim, a sua herança ficou na tribo da família de seu pai.
13 Estes são os mandamentos e os juízos que mandou o SENHOR pela mão de Moisés aos filhos de Israel nas campinas dos moabitas, junto ao Jordão, de Jericó.
Outro belo exemplo que estas jovens deixaram para nós. Foram obedientes a ordem que Moises recebera de Deus e transmitira a elas. Casaram-se com homens da sua própria tribo, permanecendo assim a herança entre eles. ( Elas não dividiram, mas somaram)
Assim devemos proceder. Quantas vezes recebemos de Deus uma bênção, e somos ingratos, não lembramos de agradecer, ou não cumprimos com o que nos foi ordenado por Deus, então vêm as conseqüências, pagamos caro por causa da nossa desobediência.
A HERANÇA DA MEIA TRIBO DE MANASSÉS
Josué 17.1-7
1 Também caiu a sorte à tribo de Manassés, porquanto era o primogênito de José. Maquir, o primogênito de Manassés, pai de Gileade, porquanto era homem de guerra, teve a Gileade e Basã.
2 Também os mais filhos de Manassés tiveram a sua parte, segundo as suas famílias, a saber, os filhos de Abiezer, e os filhos de Heleque, e os filhos de Asriel, e os filhos de Siquém, e os filhos de Héfer, e os filhos de Semida; estes são os filhos varões de Manassés, filho de José, segundo as suas famílias.
3 Zelofeade, porém, filho de Héfer, o filho de Gileade, filho de Maquir, o filho de Manassés, não teve filhos, mas só filhas; e estes são os nomes de suas filhas: Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza.
4 Estas, pois, chegaram diante de Eleazar, o sacerdote, e diante de Josué, filho de Num, e diante dos príncipes, dizendo: O SENHOR ordenou a Moisés que se nos desse herança no meio de nossos irmãos. Pelo que, conforme o dito do SENHOR, lhes deu herança no meio dos irmãos de seu pai.
5 E couberam a Manassés dez quinhões, afora a terra de Gileade e Basã, que está dalém do Jordão;
6 porque as filhas de Manassés no meio de seus filhos possuíram herança; e a terra de Gileade tiveram os outros filhos de Manassés.
7 E o termo de Manassés foi desde Aser até Micmeta
Após a morte de Moisés, houve a divisão da terra, e mais uma vez estas 5 irmãs, foram diante do sacerdote Eleazar e diante de Josué, lembrar que o Senhor ordenou a Moisés que lhes desse herança no meio dos irmãos. E eles cumpriram com o que foi ordenado por Deus.
ALELUIA!!
Gostaria de deixar aqui uma mensagem de ânimo, para você mulher que está lendo este estudo.
Não desiste da sua herança. Não desiste da sua bênção. Persiste em buscar aquilo que lhe pertence.
Não diga que não tem mais esperança, não diga que está tudo perdido, de forma alguma. O que Deus lhe prometeu, Ele é fiel e justo para cumprir. Ainda que pareça impossível,
Está escrito:
Lamentações 3.26
Bom é ter esperança e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR.
Lucas 1.37 - Porque para Deus nada é impossível.
Ainda quero te lembrar, naquela época, as mulheres em Israel, sequer eram contadas, veja:
Êxodo 12:37 Assim, partiram os filhos de Israel de Ramessés para Sucote, coisa de seiscentos mil de pé, somente de varões, sem contar os meninos.
Também não contaram as mulheres.
Mateus 14:21 E os que comeram foram quase cinco mil homens, além das mulheres e crianças.
Na 1ª multiplicação dos pães e peixes, as mulheres não foram contadas.
Mateus 15:38 Ora, os que tinham comido eram quatro mil homens, além de mulheres e crianças.
Na 2ª multiplicação, também não foram contadas.
Porém Deus honrou a mulher, escolhendo-a para gerar em seu ventre, o Seu Filho Jesus Cristo, o Rei dos reis, o Senhor dos senhores, o Salvador.
Maria foi uma Bem-aventurada
Lucas 1.45-48
45 Bem-aventurada a que creu, pois hão de cumprir-se as coisas que da parte do Senhor lhe foram ditas!
46 Disse, então, Maria: A minha alma engrandece ao Senhor,
47 e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador,
48 porque atentou na humildade de sua serva; pois eis que, desde agora, todas as gerações me chamarão bem-aventurada.
Que privilégio!! Que honra!
Provérbios 15:33 O temor do SENHOR é a instrução da sabedoria, e diante da honra vai a humildade.
Provérbios 18:12 Antes de ser quebrantado, eleva-se o coração do homem; e, diante da honra, vai a humildade.
DEIXO PARA TODOS QUE LERAM ESTE ESTUDO, NÃO SOMENTE PARA AS MULHERES:
REIVINDIQUE SUA HERANÇA, REIVINDIQUE SEUS DIREITOS, VÁ DIANTE DO TODO PODEROSO, QUE ELE VAI ORDENAR A SUA BÊNÇÃO.
Deuteronômio 28:1 - E será que, se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu te ordeno hoje, o SENHOR, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra.
Isaías 1:19 Se quiserdes, e ouvirdes, comereis o bem desta terra.
DEUS TE ABENÇOE ABUNDANTEMENTE!